Politica
Moxico-Leste: melhoramento de estradas é o que populares esperam do governador
Será oficialmente proclamada a província Moxico-Leste. A Vila do Cazombo será a partir desta segunda-feira, 30, a sede da nova província.
Dentre os problemas que assolam a população do Moxico-Leste está o mau estado das vias de comunicação e falta de pontes, o que contribui no baixo nível de produção.
A falta de pontes tem limitado a ligação com outras zonas, o trabalho agrícola, bem como o escoamento de produtos do campo para os diversos pontos da província, por isso, os munícipes pretendem que o novo governador tenha, dentre os projectos em carteira, a construção das estradas como prioridade para dinamização dos seus trabalhos.
Doze a treze mil kwanzas, é o valor cobrado para um percurso de 62 quilómetros dizem os entrevistados.
O munícipe Pinto Muzala Antônio, que anseia dias melhores, lamenta o mau estado das vias, tendo sublinhado a limitação como resultado. Para o munícipe, o mau estado das pontes tem deixado agastado aquela população.
“Eu vi pontes de madeira, este tempo não teríamos mais, queremos que o novo governador construa pontes para o acesso em várias zonas, o povo carece de estrada”, revelou.
Para os munícipes daquela circunscrição, que anseiam por dias melhores, a aposta na construção de estradas é o caminho para o desenvolvimento e têm como propriedade para apresentar ao Crispiniano Dos Santos.
Contudo, os cidadãos enalteceram a divisão Político-Administrativa, pois afirmam que haverá proximidade com outros povos reduzindo assim o sofrimento.
Por outro lado, o Administrador municipal do Alto-Zambeze, Emanuel Henriques Mateus Cholimba, considera ser prematuro o pedido de socorro da população ao novo governador do Moxico, entende que a população durante o mandato de Crispiniano dos Santos, a população terá momentos oportunos para apresentar os problemas.
“É prematuro a população fazer pedido ao governador da província do Moxico-Leste, “Não haverá um outro momento se não o de apresentação do governador, o governador é da província, ele fica, vai trabalhar com a população da província, vai conhecer os diversos municípios, auscultação as comunidades, reunião com membros do governo, ali sim, haverá tempo suficiente para se debruçar sobre as projeções para o desenvolvimento da província, nesta actividade não haverá espaço”, garantiu.
Para Emanuel, o problema da província Moxico-Leste é a ligação da estrada entre os municípios do Luau, Cazombo, entre outros municípios que compõem a província tendo considerado como a bandeira para a projeção no desenvolvimento da província.
Quanto ao fornecimento de energia e água, o titular da pasta considera como problemas conjunturais.
A província do Moxico-Leste dispõe de nove municípios e quatro comunas.
A apresentação do governador, que acontece em simultâneo com o acto formal de institucionalização da província do Moxico-Leste, será presidida pelo ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.