Connect with us

País

Moxico: Gonçalves Muandumba reconhece dificuldades e promete engajamento para melhoria dos serviços sociais básicos

Published

on

Luena (Enviado especial) – Moxico é a maior Província de Angola, e a que menos desenvolveu desde o alcance da Paz. A província é apontada como estando na cauda da oferta dos serviços sociais básicos a população.

O atraso no desenvolvimento, nota-se à primeira vista para quem visita a região e ressalta essencialmente a ausência de infraestruturas públicas capazes de fornecer serviços essenciais a população.

Apesar da Guerra ser apontada como uma das causas do subdesenvolvimento, Moxico foi durante muito tempo, a província beneficiou menos com investimentos para implementação dos programas de grande impacto social e económico, o que fez com que o nível de pobreza continuasse, e as dificuldades sociais também, conforme contou um dos habitantes da cidade capital, Luena, ao Correio da Kianda.

Do Luena, destaca-se a sua imagem, caracterizada como bastante opaca, com falta de paisagismo e estradas esburacadas em várias artérias.

As dificuldades no Moxico estão em quase todos os sectores da vida: Na educação por exemplo, além das condições precárias em que alguns alunos estudam, um número de aproximadamente 10 mil crianças estão fora do sistema de ensino, informação confirmada pelo Administrador municipal do Moxico, Valdemar Salomão, que se diz preocupado com a situação e está já em implementação, medidas de emergências para inverter o quadro.

A par das dificuldades sociais, estão também as ravinas que cada vez mais sobre as zonas habitadas. Só no Luena, existem mais de vinte ravinas, sendo a do bairro Aço, uma das que ameaça engolir parte da cidade. O Vice-Governador do Moxico para os serviços técnicos e infraestruturas, Manuel Lituai, disse que a falta de verbas e meios técnicos, condicionam de certa forma os trabalhos de contenção que tem sido realizado pelo Governo Provincial, com a ajuda de alguns jovens voluntários.

Apostando numa governação participativa e inclusiva, o Governador Gonçalves Muandumba tem estado a realizar numerosas acções que têm contribuido de forma significante para a melhoria das condições de vida das populações, um trabalho que para além de estar a ser enaltecido pelos populares, foi reconhecido pelo primeiro secretário do PRS naquela provincia, José Mussumali.

Para o PRS no Moxico, a avaliação de Gonçalves Muandumba é positiva, tendo em conta o momento de crise que o País atravessa, mas que em menos de um ano, várias foram as acções executadas, fruto do seu engajamento e de uma governação onde quase todos se revêm.

Em entrevista exclusiva ao Correio da Kianda, o Governador Provincial, Gonçalves Muandumba, diz que está a ser desafiador governar o Moxico, garantindo ter como prioridades a diversificação da economia e o combate a pobreza.

Moxico tem uma extensão territorial de 223,23 mil quilómetros quadrados e uma população de mais de 758 habitantes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *