Sociedade
Moxico com mais de duzentos registos de lepra
Um total de duzentos e 53 casos de lepra deu entrada nas unidades sanitárias da província do Moxico, durante o ano de 2025, de acordo com a supervisora local do Programa da doença, Makano Débora.
A responsável, citada pela ANGOP, avançou a informação esta terça-feira no quadro das celebrações do Dia Mundial de Luta contra Lepra, comemorado no último domingo.
Makano Débora fez saber que a doença, muitas vezes negligenciada, registou uma redução de 35 casos em comparação com o período homólogo.
Em 2025 o município do Luena liderou o registo, com 99 casos, com maior incidência nos bairros periféricos como Alto Luena, Zorró e 4 de Fevereiro. Camanongue e Léua são os outros municípios com maiores casos registados, com 77 ocorrências cada.
A supervisora avançou ainda sobre a previsão do alargamento de atendimento da lepra nas unidades sanitárias no Moxico, a partir da segunda quinzena de Fevereiro deste ano.
Note que a lepra é uma infecção crónica geralmente causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. Ela resulta em danos principalmente nos nervos periféricos, pele, testículos, olhos e nas membranas mucosas do nariz e da garganta.