Connect with us

Sociedade

Moxico: cerca de 80% das monografias feitas no Ensino Superior são plagiadas

Published

on

Cerca de 80 por cento dos trabalhos académicos feitos pelos estudantes das Instituições do Ensino Superior no Moxico são plagiados, denunciou, no Luena, o docente universitário Eliandro Mucana.

Conforme o docente da cadeira de Direito de Propriedade Intelectual, que falava à ANGOP à margem de uma Conferência Provincial, promovida pelos estudantes do curso de Direito, 80 por cento dos trabalhos académicos apresentados pelos discentes nas Instituições de Ensino Superior são reflexos de cópia fiel de uma obra publicada.

O também advogado disse que há toda necessidade dos docentes que leccionam deste subsistema de ensino desencorajar essa prática, para estimular a a competitividade e a investigação científica, com vista a resolução dos problemas sociais, bem como pautar pela promoção de escrita de artigos científicos para incentivar os estudantes.

“Por exemplo, a reprodução na íntegra de um livro constitui uma violação do direito do autor, prática que é muito reiterada na nossa sociedade”, sustentou.

Por outro lado, apelou às entidades públicas, como o Serviço Nacional dos Direitos de Autores e o Instituto Angolano de Propriedade Industrial a promoverem palestras de sensibilização sobre esta temática e acções de fiscalização, de modo a salvaguardar os interesses dos artistas.

Lamentou a alegada passividade destas instituições no combate a esse crime, acrescentando que este fenómeno tem ganhado largas proporções, principalmente no ramo artístico.

A Conferência Provincial dos Estudantes de Direito é uma iniciativa dos académicos locais, para a promoção da cultura jurídica na região, por meio de reflexões de temáticas diversificadas no âmbito do direito, juntando profissionais do sistema judiciário da província.