Economia
Moxico: agricultura familiar com apoio de mais de USD 130 milhões do FIDA
Foi apresentado nesta segunda-feira, 19, ao governo da província do Moxico, um projecto de financiamento da agricultura familiar orçado em mais de 130 milhões de dólares, pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).
O director do FIDA no Moxico, Custódio Mucavela, disse que o investimento vai potenciar a produção agrícola familiar nas culturas de milho, arroz, mandioca, entre outros.
“Tem muitas culturas que estão a ser desenvolvidas pelas comunidades. Também vimos que as hortícolas são muito importantes. Então, basicamente isto é que estamos a fazer aqui em Moxico. Já estivemos na Lunda Sul, e vamos visitar os municípios para ver o potencial que têm, interagir com as comunidades”, disse.
Sobre o investimento, Custódio Mucavela explicou que o valor global é de cerca de 132 milhões de dólares, do FIDA.
“Também temos 40 milhões de dólares que é contribuição do Banco Africano de Desenvolvimento, que já se predispôs a fazer intervenção directa na área de infraestruturas. Infraestruturas de vias de acesso, de água, de comércio. Todos esses aspectos vão ser contemplados com financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, enquanto que o fundo do FIDA vamos fazer intervenções na área de escolas de campo”, detalhou.
O objectivo, acrescentou o responsável é preparar as escolas de campo e aumentar os níveis de produtividade das famílias.
Por sua vez, o vice-governador da província do Moxico para o sector político, social e económico, Victor da Silva, manifestou a sua satisfação pelo facto de a província beneficiar-se do financiamento.
Na lista de prioridade para o investimento, Victor da Silva apontou as potencialidades da província bem como as dificuldades que enfrenta na dinamização da agricultura, com destaque para as culturas de produzidas naquela região do país.