Sociedade
Moxico: administrador dos Bundas diz que falta de tudo um pouco no município
O administrador dos Bundas, na província do Moxico, Benilson Bambi, aponta a insuficiência orçamental cabimentada, incapacidade técnica de algumas empresas, bem como o mau estado das vias de acesso, como principais impasses para o estabelecimento de serviços sociais no município.
Dentre os serviços, destacam-se “a construção e apetrechamento de um centro de saúde e uma escola de sete salas de aulas”, disse.
Benilson Bambi revelou ainda que outro problema tem a ver com a falta de profissionais de saúde para oferecer um tratamento abrangente e condigno às famílias.
Segundo o gestor, há um défice de profissionais de saúde para responder à demanda.
“Nós temos como necessidade vinte médicos, dentre ortopedistas, cirurgiões, médicos de família, anestesista e outros”, tendo estes profissionais alocados nos respectivos centros de saúde, o administrador garante que serão reduzidas as complicações que afectam a sua população.
De acordo com Benilson, mais de sete mil famílias estão a ser afectadas pela seca na localidade do Tchicota, naquela província, zona pertencente à sua jurisdição.
Situado a 356 quilómetros a sul da cidade do Luena, o município dos Bundas conta com uma população de 69 496 habitantes, segundo os dados do Censo Geral de 2014.
Por Laurinda Lituay