Connect with us

Politica

Movimentos sociais e autarquias é tema de debate neste domingo

Published

on

O Projecto AGIR, uma das organizações da sociedade civil pertencente ao Movimento Jovens pelas Autarquias, realiza neste domingo, 28, pelas 13h30, na sua sede em Cacuaco, um debate com o tema “Os movimentos sociais e a sua luta na implementação das autarquias em Angola”.

A actividade terá como palestrantes o politólogo Olívio Kilumbo, a deputada Clarice Caputo, o jurista Albano Pedro e a socióloga Tânia de Carvalho.

O coordenador geral deste projecto, Fernando Molovingui, disse em declaração ao nosso jornal, que o objectivo deste evento é avaliar a percepção que os diferentes actores têm em em relação às lutas que as novas organizações juvenis desenvolvem em torno das autarquias locais.

Levi Alá disse que o debate visa também compreender a capacidade de participação dos cidadãos apartidários na vida pública.

“A cidadania está mais consciente dos seus direitos e deveres na terra do seu nascimento. Está havendo um despertar gradual para a participação cidadã activa”, argumentou, “e isso é importante porque contribuirá para aquilo que configura um dos princípios segundo o qual é urgente erguer-se em Angola a República dos cidadãos, em detrimento da República dos militantes”.

De acordo com o responsável, o Projecto AGIR constitui parte da vanguarda desta luta. “A luta cívica e a nova mentalidade que se vem registando na juventude angolana, tenderá a libertar o Estado dos partidos políticos. Tornando a República republicana”, disse o activista.

Os organizadores aguardam ter um número considerável de participantes neste certame, que contará com momento cultural, com a actuação de vários fazedores de artes.

Colunistas