Connect with us

Lifestyle

Morte da Rainha Elizabeth II faz hoje um ano

Published

on

Faz hoje, sexta-feira, 8, um ano desde a morte da rainha Elizabeth II, que por sete décadas ocupou o trono britânico e se tornou um símbolo da monarquia em todo o mundo.

Elizabeth passou para a história como a soberana britânica de mais longo reinado.

Em Julho de 2015, ela superou os 63 anos e cinco meses de trono da rainha Vitória (1837-1901), cuja coroa, no entanto, tinha um peso bem maior de um imenso império colonial, hoje não mais existente.

As preocupações com a saúde de Elizabeth vinham se aumentando meses antes de seu falecimento, principalmente desde que ela passou uma noite no hospital, em Outubro de 2021, por motivos não totalmente esclarecidos pela monarquia.

Desde então, ela cancelou a participação em diversos eventos públicos -inclusive alusivos à celebração de seu Jubileu de Platina- e mesmo reuniões virtuais em decorrência de “problemas de mobilidade”.

No dia da sua morte, uma multidão de admiradores se reuniu no entorno do Palácio de Buckingham, em Londres, para prestar homenagens àquela que foi chefe de Estado por 70 anos.

O atestado de óbito diz que o monarca morreu de ‘velhice’.

Os príncipes de Gales vão visitar hoje a Catedral de São David, em Cardiff, País de Gales, para assinalar o primeiro aniversário da morte da rainha Isabel II.

O casal real vai participar numa cerimónia privada que incluirá uma homenagem à avó de William, o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, seguindo-se um encontro com membros da comunidade local, incluindo pessoas que conheceram Isabel II.

O Governo britânico anunciou no domingo que os planos para um monumento permanente à rainha só serão conhecidos em 2026, ano em que se celebra o 100º aniversário do seu nascimento.

Elizabeth morreu no dia 8 de Setembro de 2022, aos 96 anos. Seu filho mais velho, Charles 3º, se tornou seu sucessor.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *