Connect with us

Luto

Morreu Winnie Mandela

Esteve casada com Nelson Mandela durante 38 anos e foi uma das grandes ativistas anti-apartheid.

Published

on

Winnie Mandela morreu esta segunda-feira aos 81 anos. A notícia está a ser avançada pela Sky News que cita o seu assistente pessoal, Zodwa Zwane. A família diz que Winnie morreu de forma “pacífica” depois de uma longa batalha contra doença. 

Os familiares acrescentam que a antiga primeira-dama sul-africana “entrou e saiu do hospital desde o início do ano”.

Winnie Mandela foi casada com Nelson Mandela durante 38 anos. Durante grande parte do seu casamento, Nelson Mandela esteve preso. 

Winnie assumiu-se como uma ativista anti-apartheid e lutou de forma exaustiva pela libertação do seu marido. Em 1994, com a eleição de Nelson Mandela como presidente da África do Sul, Winnie tornou-se a primeira-dama daquele país.

Em 1996, Winnie e Nelson Mandela separaram-se. Nesta altura, já Winnie Mandela estava a braços com a justiça há alguns anos. Tinha sido condenada a seis anos de prisão em 1991 por ter ordenado o sequestro de quatro jovens em 1988. Um deles, James Seipei, de 14 anos, foi encontrado morto. Acabou por ver a sua pena reduzida a multas e a um ano de pena suspensa. 

Também esteve envolvida em escândalos de corrupção.

 Quando Madiba morreu em 2013, Winnie fez questão de estar ao pé de Graça Machel, a viúva de Mandela, junto ao caixão do antigo presidente da África do Sul.

Colunistas