Ligar-se a nós

Luto

Morreu político Rui Galardo responsável pela anulação do Congresso da UNITA

Publicado

em

Morreu na manhã deste domingo, 8 de maio, em Luanda, o político Rui Manuel Galardo da Silva, numa das unidades sanitárias da Capital, onde se encontrava internado há já alguns dias.

Informações desencontradas dão conta de um possível envenenamento, mas outras versões sugerem que o político precisava realizar uma intervenção circúrgica a vesícula biliar para se recuperar do estado de saúde em que se encontrava nos últimos meses.

Uma terceira versão aponta para cancro, e sustenta que aguardava para uma evacuação em busca de tratamento médico no exterior do país.




Galardo foi o principal responsável pela anulação do XIII Congresso da UNITA, em 2021, depois de ter apresentado recursos ao Tribunal alegando que o conclave que elegeu Adalberto Costa Júnior como líder dos maninhos teria violado os estatutos do partido fundado por Jonas Savimbi e à Constituição da República.

Rui Galardo também processou o actual presidente da UNITA pelo crime de tentativa de homicídio, de que terá sofrido na província do Uíge.

Lembrar que depois de se desententar com a UNITA, de que vinha militando há mais de 40 anos, Rui Galardo renunciou a sua militância ao galo Negro e juntou-se ao partido MPLA.

Actualizando…

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD