Connect with us

Luto

Morreu padre Congo da Diocese de Cabinda

Published

on

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 06, o padre Casimiro Congo, de 71 anos de idade, da Diocese de Cabinda, vítima de doença, no Hospital Geral de Cabinda, onde esteve internado, apurou o Correio da Kianda.

Padre Jorge Casimiro Congo é considerado como uma figura incontornável na luta pelos direitos e bem estar do povo de Cabinda.

Antigo secretário da Educação, Ciência e Tecnologia de Cabinda, Casimiro Congo era até à data da sua morte Bispo da Igreja Católica Americana em Angola.

De recordar que Padre Congo, nasceu na Vila de Landâna, município de Cacongo aos 28 de Março 1952, foi ordenado sacerdote (ainda antes da criação da Diocese de Cabinda), e posteriormente encardinado nessa diocese, após a sua erecção.

Na nova Diocese, foi sucessivamente padre, vigário-geral e pároco da Igreja da Imaculada Conceição, da antiga Missão Católica de Cabinda.

Em 2011 foi expulso da Igreja Católica pelo antigo Bispo da Diocese de Cabinda, e tornou-se, nos últimos anos, responsável e Bispo principal da Igreja Católica das Américas.

Entre 2004 e 2007, foi docente e Director do Pólo de Cabinda da Universidade Lusíada de Angola (hoje, Instituto Superior Politécnico Lusíada de Cabinda).

Em 2018, o então Governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, nomeou o Padre Congo ao cargo de Secretário Provincial da Educação, cargo que exerceu até 2020.