Mundo
Morreu o ex-Secretário de Estado norte-americano
Especialista em geopolítica foi figura central da política externa dos Estados Unidos nos anos 1970.
O diplomata norte-americano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Henry Kissinger, morreu esta quarta-feira, 29, aos 100 anos, segundo a Kissinger Associates Inc. A causa da morte ainda não foi revelada.
Kissinger, ganhou fama nos anos 1970, por sua forte atuação como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos estados unidos, nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.
Kissinger manteve-se ativo até aos 90 anos, ao participar em reuniões na Casa Branca, publicar um livro sobre estilos de liderança e testemunhar, perante uma comissão do Senado, sobre a ameaça nuclear representada pela Coreia do Norte.
Nos anos de 1970, participou em muitos dos acontecimentos mundiais que mudaram a história da década, enquanto secretário de Estado dos Presidentes republicanos Richard Nixon e Gerald Ford.
Os esforços do refugiado judeu nascido na Alemanha conduziram à abertura diplomática da China, a conversações históricas sobre o controlo de armas entre os EUA e a União Soviética, à expansão dos laços entre Israel e os seus vizinhos árabes e ao Acordo de Paz de Paris com o Vietname do Norte.