Luto
Morreu nacionalista Beto Van-Dúnem
O nacionalista angolano Beto Van-Dúnem morreu, quinta-feira, numa das unidades hospitalares de Luanda, soube a Angop de fonte familiar.
Carlos Alberto Pereira dos Santos Van–Dúnem notabilizou-se no “Processo dos 50”, um conjunto de três processos políticos, iniciado a 29 de Março de 1959, com as prisões de vários nacionalistas angolanos, e terminado a 24 de Agosto do mesmo ano.
Ao reagir à sua morte, a Associação Processo dos 50 manifesta “um sentimento de pesar e tristeza enormes, porquanto somos cada vez menos entre os Nacionalistas do Processo dos 50 sobreviventes”.
“Nesta hora de dor e luto, os Sobreviventes do Processo dos 50, o Conselho Directivo da Associação Processo dos 50, Viúvas e seus Descendentes apresentam sentidas condolências à familia e amigos enlutados”, refere.
Nascido em Luanda, a 28 de Julho de 1935, Beto Van-Dúnem foi o primeiro ministro do Comércio, após a independência do país, em Novembro de 1975.
Antes, fora director do Departamento de Organização de Massas, que tinha a missão de lançar as bases da doutrina e dos ideais do MPLA e disseminá-las pelo país.