Connect with us

Luto

Morreu embaixador Hermínio Joaquim Escórcio

Published

on

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 29, aos 87 anos, o nacionalista e embaixador Hermínio Escórcio.

Segundo fonte do Petro de Luanda, clube do qual era presidente honorário, o político encontrava-se em tratamento na África do Sul.

Natural do Lobito, província de Benguela, Herminio Escórcio formou-se em Estudos Económicos, Administração e Relações Públicas. Foi director do Gabinete do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, entre 1975 -1979, tendo exercido, também, o cargo de embaixador de Angola em vários países, entre os quais Argentina, Alemanha, Áustria, Argélia, Egipto, Líbia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.

Foi também director do Protocolo da Presidência da República e director geral da Sonangol.

Exerceu actividades de aderência ao MPLA na clandestinidade e participou do processo de Libertação Nacional desde 1958, tendo sido preso político, julgado e condenado por um tribunal especial militar por imposição da Polícia Política Portuguesa (PIDE) de 1963 a 1974.

Fez parte da delegação do MPLA que negociou as tréguas com os portugueses nas chanas de Liamege, na província do Moxico. Coordenou a comissão de recepção da primeira delegação do MPLA dirigida por Lúcio Lara. Exerceu, também, cargos de secretário pessoal do  Presidente António Agostinho Neto, entre 1974/75.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *