Connect with us

Luto

Morreu Dom Tirso Blanco Bispo católico da Diocese do Luena

Published

on

Morreu na noite desta terça-feira 22 de fevereiro de 2022, na cidade italiana de Verona, o Bispo católico da Diocese do Luena, vítima de doença prolongada.

A informação foi primeiro avançada pelo porta-Voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Belmiro Chisssenguete, através das redes sociais.

A diocese emitiu, há instantes, um comunicado a dar conta da ida para a casa do pai, daquele que é descrito como um prelado preocupado com o bem comum dos angolanos e da província do Moxico.

Sobre Dom Jesus Tirso Blanco

Jesus Tirso Blanco nasceu em Ramos Mejía , diocese de Buenos Aires, Argentina a 3 de Junho de 1957. Efectuou os estudos de Filosofia e Teologia na casa de formação dos salesianos em Buenos Aires, tendo se Licenciado em Missiologia e Comunicação Social. Recebeu a ordenação sacerdotal a 28 de Setembro de 1985 e trabalhou em Angola desde a sua ordenação.

A diocese de Luena, sufragânea da Arquidiocese de Huambo, foi erigida em 1979: Estende-se por uma superfície de 223 043 km2 e tem uma população de 700 000 habitantes. Os católicos são 140 000.

Contam-se 4 paróquias e 9 missões, 20 padres, dos quais 12 diocesanos e 8 Religiosos, subdivididos entre Salesianos, Beneditinos e Verbitas. Os seminaristas são 18 e as Religiosas 20.

Foi nomeado ao cargo de Bispo da diocese de Luena pelo Papa, a 26 de Novembro de 2007, depois de quase um ano, apois a transferência de Dom Gabriel Mbilingui, 11 de Dezembro de 2006, para o cargo de Arcebispo coadjutor de Lubango.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas