Luto

Morreu Assunção dos Anjos antigo ministro das Relações Exteriores

Publicado

em

Morreu nesta segunda-feira, 12 de Dezembro, vítima de parada cardíaca, na cidade de Madrid, em Espanha, o diplomata Assunção dos Anjos, que já exerceu os cargos de ministro das Relações Exteriores, embaixador de Angola em França, Espanha e Portugal.

Assunção Afonso Sousa dos Anjos nasceu a 13 de Fevereiro de 1946, em Luanda. Era casado com Maria Antonieta Azancot de Menezes Medeiros dos Anjos com quem teve dois filhos.

O seu percurso profissional na diplomacia iniciou em Dezembro de 1975, quando foi nomeado Director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, cargo que exerceu até Janeiro de 1978, quando foi chamado a exercer o cargo de Director do Gabinete do Primeiro Vice-Primeiro Ministro, até Janeiro de 1997.

Exerceu ainda os cargos de Director de Gabinete do Ministro do Planeamento em 1979 e Director de Gabinete do Presidente da República com a categoria de Ministro, de Setembro de 1979 a Janeiro de 1993.

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola no Reino de Espanha, de 14 de Setembro de 1993 a 31 de Janeiro de 2000. Foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola em França, de 28 de Junho de 2000.

Numa nota, divulgada esta noite, o Director do Novo Jornal, Armindo Lauriano, descreve o antigo governante como um homem culto, conversador, um diplomata de excelência. “Um amigo de algumas conversas sobre diplomacia e jornalismo”.

O jornalista lembra, no texto, que aquando da morte do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Assunção dos Anjos ainda enviou-lhe um texto, e uma entrevista àquele jornal privado “foi sendo adiada por razões de saúde”.

“Angola perde hoje um dos seus maiores diplomatas. O embaixador Assunção dos Anjos era um gentleman”, termina Armindo Lauriano.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version