Ligar-se a nós

Luto

Morreu aos 75 anos o General Kundi Paihama

Publicado

em

Morreu na madrugada de hoje, Kundi Paihama, deputado a Assembleia Nacional e ex-ministro da Defesa, vítima de doença prolongada, segundo fontes do Correio da Kianda próximas ao antigo combatente da liberdade.

Kundi Paihama esteve em Cuba, país onde ficou durante algum tempo em tratamento médico, depois de ter passado pelo hospital militar de Luanda, no seguimento de uma crise cardiovascular.

Nascido a 12 de Dezembro de 1944, na província da Huíla, Kundi Paihama foi uma das mais importantes figuras do MPLA, nas últimas quatro décadas, tendo exercido o seu primeiro cargo de coordenador nas províncias do Huambo e Bié em 1976/1979; governador provincial do Cunene, ministro da Segurança do Estado e, em meados da década de 90, foi ministro da Defesa Nacional, tendo se destacado como a figura que prometeu partir a “espinha dorsal” do então líder da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi para pôr termo ao conflito armado.

Exerceu também o mandato de deputado à Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar do MPLA e foi membro do Comité Central do mesmo partido.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD