Connect with us

Mundo

Morreu a rainha Isabel II aos 96 anos

Published

on

Sua majestade faleceu hoje, quinta-feira, 8 de setembro.

Morreu a rainha Isabel II. A monarca perdeu a vida aos 96 anos esta quinta-feira, 8 de setembro.

A notícia é confirmada de forma oficial pela casa real.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde”, refere o comunicado.

O falecimento acontece após a casa real ter emitido um comunicado, onde deu conta do estado frágil de saúde de sua majestade.

“Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua a sentir-se confortável e em Balmoral”, informaram a 8 de setembro.

Assim que a notícia foi divulgada, os familiares da monarca dirigiram-se imediatamente para Balmoral. Os filhos – o príncipe Carlos, a princesa Ana, o príncipe André e o príncipe Eduardo – assim como o príncipe William, o principe Harry, e a companheira Meghan Markle foram alguns dos destacados pela imprensa britânica. Kate Middleton não se deslocou de imediato, tendo optado por ficar em Windsor com os filhos (o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis).

Também esta quinta-feira, após as notícias sobre o estado de saúde da rainha, foi logo cancelado o tradicional ‘changing of the guard’ (render dos guardas), que deveria acontecer fora do Palácio de Buckingham na manhã desta sexta-feira.

No trono desde 1957, Isabel II já vinha a inspirar cuidados há meses. Desde o final do ano passado que sua majestade tinha vindo a cancelar compromissos, alegando “problemas de mobilidade”.  Na celebração do Jubileu de Platina, comemorado oficialmente em junho, a rainha também falhou alguns eventos.

A morte do marido, o príncipe Filipe 

2021 foi um ano particularmente desafiante para a rainha. Para além de ter lidado com os efeitos da pandemia, que a obrigou a ficar em isolamento, a monarca chorou a morte do marido, o príncipe Filipe, que morreu aos 99 anos a 9 de abril, na sequência de problemas cardíacos. Isabel II e Filipe de Edimburgo estiveram casados durante 74 anos.