Connect with us

Desporto

Morre basquetebolista Ângelo Victoriano aos 56 anos

Published

on

Morreu na madrugada deste sábado, em Luanda, o antigo basquetebolista Ângelo Victoriano vítima de doença prolongada.

O ex-capitão da Selecção Nacional e do 1º de Agosto deixa o mundo dos vivos aos 56 anos de idade, padecia de diabetes e encontrava-se internado no Hospital Militar.

O antigo extremo-poste foi distinguido, em Agosto de 2023, pela FIBA pelos feitos alcançados com a Selecção Nacional nos pavilhões espalhados por África, Europa, Ásia e América.

Ângelo tornou-se no segundo angolano a merecer tamanha distinção “FIBA Hall of Fame”, depois de Jean-Jacques da Conceição, antigo poste, também do 1º de Agosto, em 2013.

Trata-se do único jogador africano a ter vencido oito campeonatos africanos da FIBA, superando Jean-Jacques da Conceição e Carlos Almeida, ambos com sete títulos cada.

Ângelo Monteiro dos Santos Victoriano, nasceu no Bairro Marçal, no dia 08 de Fevereiro de 1968.

Durante a carreira, o antigo extremo-poste conquistou quatro títulos de campeão nacional pelos “tricolores”, seis pelos “militares” do Rio Seco, um pelos “aviadores” e igual número pelo Queluz de Portugal.
Pelo 1.º de Agosto, arrebatou ainda três troféus de clubes africanos, enquanto pela Selecção Nacional de seniores conquistou oito títulos africanos (1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005).

Estreou-se no Campeonato do Mundo da Argentina em 1990, seguido de presenças nas edições decorridas no Canadá (1994) e Estados Unidos (1998).

Ângelo Victoriano competiu, também, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha, em 1992, Atlanta, EUA (1996), Sidney, Austrália (2000) e Grécia, Atenas.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *