Sociedade
Morosidade no sistema cria dificuldades para alunos que querem ingressar no ensino médio
Os alunos que pretendem ingressar pela primeira vez no ensino médio dizem estar a enfrentar dificuldades devido alegada morosidade do sistema.
As inscrições de ingresso dos alunos para o ensino médio e Institutos Técnicos Agrários nas instituições públicas, público-privadas e privadas arrancaram nesta segunda-feira em todo país, em cumprimento do Decreto n.º 167/23, de 8 de Agosto, que aprova o regime jurídico do subsistema de Ensino Secundário Técnico-profissional, com base no Despacho Presidencial n.º 254/19, de 9 de Agosto.
Segundo as autoridades governamentais, o ingresso no ensino médio passa a depender, a partir do ano lectivo 2024/2025, de um teste escrito. As provas vão ser realizadas nos dias 6 e 7 de Agosto, nas áreas do ensino técnico-profissional do ramo Industrial, Administração e Serviços, Saúde e dos Institutos Técnicos Agrários.
O teste vai ser realizado apenas pelos alunos que concluíram a 9.ª classe no I Ciclo Primário. Além do teste de Língua Portuguesa e Matemática para todos os novos alunos, o candidato vai ser examinado nas disciplinas nucleares do ramo em que concorre.
Entretanto, o presidente do MEA disse nesta terça-feira à Rádio Correio da Kianda que aquela associação não foi permitida montar a tenda com vista a ajudar os alunos com dificuldades de se inscrever, por falta de cumprimento dos pressupostos administrativos, pelo que, poderá trabalhar nesta quarta-feira defronte a Direcção da Delegação Provincial da Educação.
Teixeira espera que as instituições de ensino sejam céleres na emissão dos certificados para não criar obstáculos aos alunos. Sobre o processo de inscrições, Francisco Teixeira disse que o sistema está muito lento e os alunos estão a enfrentar dificuldades.
Vale lembrar que, os candidatos ao ensino técnico-profissional em Saúde, vão ser submetidos à prova de Biologia e Química. O aspirante ao ramo Industrial, disse, terá o teste obrigatório na disciplina de Física.
As inscrições, selecção e publicação das listas de novos alunos vão ser realizadas no período de 25 de Julho a 02 de Agosto, segundo o mesmo documento, as matrículas estão aprazadas para o período entre 19 e 23 de Agosto.
O próximo ano lectivo arranca no dia 02 de Setembro, após a abertura formal a 30 de Agosto.