Sociedade
Moradores do Zango 4 há mais de dois anos sem água potável
Os moradores da Centralidade do Zango 4, município de Viana, afirmam que estão há mais de dois anos sem o fornecimento de água potável, situação que preocupa os munícipes.
Segundo contam, a falta de água obriga as famílias a comprarem uma cisterna de água ao preço que varia entre 15 a 20 mil kwanzas e sublinham que houve ligações domiciliares, feitas por funcionários chineses, mas até hoje, a água não jorra nas torneiras das residências.
Sem gravar a entrevista, o porta-voz da EPAL, Vladimir Bernardo, considerou que a baixa capacidade do reservatório de água da estação de Calumbo, é a causa das frequentes restrições no abastecimento de água que afecta várias zonas.
Segundo Vladimir Bernardo, o Distrito Urbano do Zango, receberá, nos próximos tempos, um novo reservatório com maior capacidade de armazenamento de água, sem contudo, fornecer uma data específica.
“O novo reservatório de água trará inúmeras vantagens para a comunidade e a EPAL está empenhada em fazer todos os esforços para contornar a situação”, disse.
O responsável enfatiza que a construção do novo centro de armazenamento de água, vai melhorar significativamente as condições técnicas relacionadas à distribuição da estação de Calumbo, com maior capacidade de armazenamento, e distribuição eficiente do líquido, para as residências.
Uma vez concluído o projecto, vai trazer um impacto positivo na qualidade de vida, saúde e bem-estar das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável daquela zona.