Sociedade
Moradores do Sambizanga queixam-se de vários problemas durante emissão do Capital Central
Os populares do município do Sambizanga mostram-se agastados com questões como falta de segurança pública agravado com o défice no policiamento de proximidade, falta de água potável e mau estado técnico das vias de acesso.
Durante a emissão especial do programa Capital Central da Rádio Correio da Kianda, desta quarta-feira, 05, naquela municipalidade, a partir do Mercado do São Paulo, os populares apesar de reconhecerem melhorias no fornecimento de energia eléctrica, questionam a eficácia das políticas de melhoramento do saneamento básico e de reabilitação das vias secundárias e terciárias.
“Caso do saneamento básico precisa ser melhorado com urgência. A população que sofre muito com falta de água potável, aqui no Sambizanga não jorra água constantemente, há muitas falhas, a gente aqui sofre muito” sublinharam alguns populares.
Já coordenador do sector Valódia, Marcos Carlos, disse que os grandes problemas prendem-se igualmente com infiltrações nos edifícios, agravada com a obstrução das tubagens com rupturas.
O responsável apesar de reconhecer melhorias de algumas vias, disse que as outras vias que ainda precisam de melhorias apresentam problemas de rede de drenagem, passeios e iluminação pública.
Para o presidente do Conselho de Moradores do Sambizanga, António da Costa, as dificuldades tendem a pior em épocas chuvosas.
Já em reacção, o Administrador Adjunto Municipal para Área Técnica, disse que tem levado a cabo diversas acções viradas para o âmbito do saneamento para melhor dar conforto aos munícipes com trabalhos frequentes de conservação e manutenção das valas de drenagem, cujos focos se cingem em limpezas e reposição de tampas de sarjetas e colectores.
Osvaldo Cabanga disse que no âmbito dos recursos próprios foram priorizadas algumas vias com aplicação de pavimentos rígidos, para conter as zonas com grandes charcos de água e inundações.
“Temos em carteiras os trabalhos contínuos de manutenção e conservação das valas de drenagem, com limpezas de sarjetas e colectores. E nas zonas onde há grandes charcos de água e inundações foram priorizadas algumas vias” sinalizou.
Quanto ao problema de falta do fornecimento regular da água, o responsável assegurou que o Sambizanga enfrenta problemas deste género em algumas zonas tendo em conta a realidade do município.
Osvaldo Cabanga anunciou igualmente a implementação de novos programas que poderá ajudar a fornecer o líquido precioso na Dimuka.