Connect with us

Sociedade

Moradores do bairro Caop reclamam de poluição do ar causada por fábrica de óleo vegetal

Published

on

Moradores do bairro da Caop Velha, no município de Cacuaco, em Luanda, em entrevista ao nosso jornal, reclamam do mau cheiro liberado por uma fábrica de óleo vegetal com nome de LUPETROL Transformadora. Já várias crianças e até mesmo adultos chegaram a ficar internados nos hospitais locais, e eles temem que o pior venha acontecer.

Segundo eles, várias pessoas têm apresentado problemas alérgicos, respiratórios e isso faz com que precisem ser levados para hospital. Por outro lado, algumas crianças chegaram mesmo a ficar internadas no Hospital Municipal de Cacuaco.

A fábrica de óleo vegetal LUPETROL fica nas proximidades das casas dos moradores da Caop Velha, e é ligada aos cidadãos eritreios e libaneses. Os habitantes dizem que já não aguentam mais o mau cheiro e a poluição do ambiente e clamam por intervenção das autoridades locais, temendo que algo pior venha acontecer.

Uma das nossa entrevistadas disse que “já não aguenta mais e é um mau cheiro horrível, um fedor”. Segundo ela, já conversaram com a direcção da empresa, “mas nada eles resolvem”.

Uma estudante de 20 anos que também mora no bairro da Caop Velha, confirmou a situação e contou que das cinco pessoas que residem em sua casa, alguns têm problemas respiratórios ocasionados pelo forte cheiro vindo da fábrica de óleo vegetal.

O Correio da Kianda contactou o responsável da empresa, identificada por Mohamed, que por sua vez, passou-nos o contacto para falarmos com um cidadão angolano identificado por Pilartes, que também confirmou a situação, mas frisou que já foram accionados pelo Ministério do Ambiente para acabarem com esse mau estado. O problema ainda não foi resolvido, mas “garante que nos próximos tempos poderão solucionar”.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. pedro Henrique

    11/06/2021 at 10:57 am

    É necessário o ministério do ambiente propor acções de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo também à empresa poluidora a obrigação de recuperar os prejuízos causados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (1)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (87)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (20)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD