Ligar-se a nós

Sociedade

Moradores de Calumbo agastados com escassez de água no Município

Publicado

em

Os munícipes do Calumbo, mais concretamente no bairro Vila Alegre, dizem enfrentar inúmeras dificuldades, desde a falta de vias de comunicação, e escassez de água potável.

A situação, segundo disseram os moradores do Município da província do Icolo e Bengo, tem criado muitos transtornos aos estudantes, que ficam uma ou duas semanas sem ir a escola, sempre que a chuva cai, as vias se tornam intransitáveis.

A falta do líquido precioso é um outro problema que abraça os populares da Vila Alegre, dizem dependerem das cisternas, e uma cisterna de água custa 35 à 40 mil kwanzas.

Entretanto, o Ministério da Energia e Águas realiza neste sábado, na Estação de Tratamento de Luanda Sudeste, no município de Viana, Kikuxi, o acto de celebração do Dia Mundial da Água. O evento que decorre sob o lema “Preservação das nascentes e aquíferos em Angola”, será presidido pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e contará com o governador de Luanda, Luís Nunes, entre outros convidados.

Segundo o Mistério da Energia e Águas,  a data serve para celebrar a importância da água, com destaque para a preservação das nascentes e aquíferos em Angola.

“A programação inclui actividades educativas e informativas, que têm como objectivo sensibilizar a população, em especial os jovens, sobre a relevância dos recursos hídricos, o tratamento adequado da água,  e as questões de saúde pública, garantindo, assim, a disponibilidade deste recurso vital para as futuras gerações”, refere o documento.

A nota avança, ainda, que o país possui uma vasta rede hidrográfica composta por 77 bacias.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD