Sociedade
Moradores de Calumbo agastados com escassez de água no Município
Os munícipes do Calumbo, mais concretamente no bairro Vila Alegre, dizem enfrentar inúmeras dificuldades, desde a falta de vias de comunicação, e escassez de água potável.
A situação, segundo disseram os moradores do Município da província do Icolo e Bengo, tem criado muitos transtornos aos estudantes, que ficam uma ou duas semanas sem ir a escola, sempre que a chuva cai, as vias se tornam intransitáveis.
A falta do líquido precioso é um outro problema que abraça os populares da Vila Alegre, dizem dependerem das cisternas, e uma cisterna de água custa 35 à 40 mil kwanzas.
Entretanto, o Ministério da Energia e Águas realiza neste sábado, na Estação de Tratamento de Luanda Sudeste, no município de Viana, Kikuxi, o acto de celebração do Dia Mundial da Água. O evento que decorre sob o lema “Preservação das nascentes e aquíferos em Angola”, será presidido pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e contará com o governador de Luanda, Luís Nunes, entre outros convidados.
Segundo o Mistério da Energia e Águas, a data serve para celebrar a importância da água, com destaque para a preservação das nascentes e aquíferos em Angola.
“A programação inclui actividades educativas e informativas, que têm como objectivo sensibilizar a população, em especial os jovens, sobre a relevância dos recursos hídricos, o tratamento adequado da água, e as questões de saúde pública, garantindo, assim, a disponibilidade deste recurso vital para as futuras gerações”, refere o documento.
A nota avança, ainda, que o país possui uma vasta rede hidrográfica composta por 77 bacias.