Connect with us

Mundo

Moderna testa vacina contra variante sul-africana

Redação

Published

on

A farmacêutica Moderna está a realizar ensaios clínicos com duas novas versões da sua vacina contra o novo coronavírus, sendo que uma contém a variante sul-africana do vírus e a outra uma combinação do vírus mutado com o original. A informação foi revelada por Andrea Carfi, responsável pela investigação da empresa norte-americana, em entrevista ao italiano Corriere della Sera.

Carfi explicou ainda que a farmacêutica está a trabalhar em “vacinas polivalentes” em que uma única injecção combata a covid-19, as suas variantes mais contagiosas e a gripe. “O objectivo é encontrar fórmulas multivalentes, como o antigripal. Uma dose contra quatro vírus”, acrescentou.

Já quanto a uma vacina pediátrica, foi revelado, na mesma entrevista, que já está concluída a inscrição de voluntários entre os 12 e os 18 anos. “Esperamos ter autorização da Agência Americana de Medicamentos até o verão e disponibilizar as ampolas antes do outono. Esperamos estar prontos em 2022”.

De recordar que a norte-americana Moderna não é a única farmacêutica que pretende apresentar novas fórmulas de vacina. A Pfizer já revelou que está a preparar “para o verão” uma versão da sua vacina anti-covid mais diluída e capaz de ser armazenada durante meses à temperatura de um frigorífico normal.

Em entrevista à agência de notícias francesa AFP, Albert Bourla explicou que a nova versão visa facilitar o seu uso e armazenamento, que obriga actualmente a ficar num ambiente de -70º centígrados.

“Estamos a trabalhar numa fórmula, muito melhorada, com a qual a vacina será fornecida já diluída e pronta para uso”, afirmou, acrescentando que essa nova versão “poderá ser armazenada durante dois ou três meses num frigorífico, [à temperatura] de dois a oito graus, além de dois a três meses num congelador convencional”.

Por Lusa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD