Connect with us

Politica

“Modelo de educação do Namibe pode servir como exemplo por todo país”, afirma ministra da Educação

Published

on

A ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, considerou que o Namibe pode ser o modelo a seguir no sector da educação no país. A governante fez tais afirmações durante a visita da constatação que está a efectuar naquela província com objectivo de aferir sobre o estado actual do sector naquela parcela do país.

Luísa Grilo mostrou-se satisfeita pela capacidade de funcionalidade das escolas equipadas com laboratórios e, de acordo com a ministra, “os alunos poderão sair de lá a trabalhar, não com diplomas, mas com competências para vida”, disse a ministra.

A responsável da educação sublinhou que fica” muito feliz por saber que a província do Namibe continua a ser um exemplo no sector da educação no país”.

A ministra garantiu que neste ano lectivo, o país vai ter pela primeira vez um exame nacional para as classes das 6ª, 9ª e 12ª classe.

“Fizemos um inventário daquilo que era necessário para que as provas acontecessem, mas é preciso resultado final pra aferir o catálogo de educação a nível do país”, disse e acrescenta que já “não devemos trabalhar com base em especulação e precisamos ver o que cada província oferece e o que cada município oferece em termos de oportunidade de aprendizagem”, assegurando que “só através de exames nacionais pode-se se aferir isto”.

Durante a sua estadia de três dias no Namibe, Luísa Grilo trabalhou em Moçâmedes, visitando algumas unidades de ensino e centros de formação profissional e deslocou-se à comuna do Capangombe e ao município do Virei.

Colunistas