África

Moçambique: um morto e mais de vinte detidos em manifestações

Publicado

em

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 24 foram detidas em confrontos com a polícia e manifestantes na província de Nampula, no norte de Moçambique, na quinta-feira, anunciou hoje fonte oficial.

No balanço do primeiro dia das manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, a polícia acrescentou que 16 pessoas foram detidas na cidade de Nampula e outras oito no distrito de Nacala-Porto, totalizando 24.

Venâncio Mondlane convocou na terça-feira dois dias de paralisação e manifestação “pacífica” nacional em Moçambique a partir de quinta-feira.

A CNE anunciou ontem a vitória de Daniel Chapo, apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) na eleição a Presidente da República de 09 de Outubro, com 70,67% dos votos.

Após o anúncio, Mondlane rejeitou “de forma liminar” os resultados das eleições gerais moçambicanas, que atribuem à Frelimo e ao seu candidato, Daniel Chapo, a vitória, considerando que “não reflectem a vontade do povo”.

Venâncio Mondlane, apoiado pelo Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos, extraparlamentar), ficou em segundo lugar, com 20,32%, totalizando 1.412.517 votos.

Na terceira posição da eleição presidencial ficou Ossufo Momade, presidente da Renamo, até agora maior partido da oposição, com 403.591 votos (5,81%), seguido de Lutero Simango, presidente do MDM, com 223.066 votos (3,21%).

Votaram nesta eleição 43,48% dos mais de 17,1 milhões de eleitores inscritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version