Mundo
Moçambique regista mais de seis milhões de casos de malária em seis meses
As autoridades sanitárias de Moçambique, registaram durante o primeiro semestre deste ano cerca de seis milhões de casos de Malária e 196 mortes.
A informação foi avançada esta segunda-feira 05, pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, que falava na província da Zambézia, durante o arranque do programa de vacinação contra a doença.
O responsável da saúde daquele País, adianta que o número de casos é menos 22% em igual período do ano passado, tendo acrescentado que no primeiro semestre de 2024 foram registados 196 óbitos intra-hospitalares contra 211 mortes em igual período de 2023, representando uma redução na ordem de 7%.
O ministro da Saúde, disse ainda que malária continua a ser um dos maiores problemas de saúde pública em Moçambique e em parte, condiciona o desenvolvimento económico do País.
Acrescentou que no primeiro semestre de 2024 foram registados 196 óbitos intra-hospitalares contra 211 mortes em igual período de 2023, representando uma redução na ordem de 7%.
O governante referiu que a selecção da província da Zambézia como pioneira está relacionada com o facto de ser a que tem o elevado peso da doença, medido pelo número de casos e óbitos”, destacando igualmente que a vacinação vai-se expandir para todo o país a partir de 2025 em função do aumento da disponibilidade da vacina a nível global.
Recordar que Moçambique inicia hoje a campanha de vacinação contra a malária, começando na província da Zambézia, com um grupo alvo de crianças dos 6 aos 11 meses.