Ligar-se a nós

África

Moçambique regista calmaria um dia antes do regresso de Mondlane

Publicado

em

O ambiente é considerado calmo em Moçambique, um dia antes da chegada do candidato do Podemos, nas eleições de 9 de Outubro de 2024. Venâncio Mondlane é esperado amanhã, em Maputo pelas 8 horas, tempo local, 9h, tempo de Angola.

Mondlane deixou Moçambique depois da instabilidade que o país viveu, e especulou-se uma alegada tentativa de assassinato do político. Na segunda-feira última, Venâncio Mondlane anunciava o seu regresso.

A nossa redacção ouviu o jornalista moçambicano, Romeu Carlos, que disse que Maputo registou hoje movimento calmo, sem registo de agitação. Os apoiantes de Mondlane preparam material de propaganda para acolher o político.

No aeroporto, não há registo de alteração ou ambiente que coloque em risco a presença de Venâncio Mondlane, que corresponde ao apelo feito pelo cabeça de lista do Podemos.

Entretanto, um grupo de cidadãos do mundo que envolve deputados europeus como, Ana Gomes, que se mostram-se preocupados com o regresso de Mondlane, lançaram uma campanha para defesa e observância dos direitos humanos e das liberdades, conforme fez saber o jornalista William Tonet.

O jornalista disse que o movimento está a crescer com as subscrições da classe intelectual angolana, europeia e da América do Sul, como o Brasil.

A campanha, segundo disse, visa evitar que as autoridades moçambicanas tenham um comportamento que se exige num estado de direito e democrático, para não se entornar o caldo, depois da tentativa de assassinato de Mondlane.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD