África
Moçambique: Podemos vê com “surpresa” reacção de assessor de Mondlane
O partido moçambicano Podemos reagiu este sábado com “surpresa” às declarações do assessor do candidato presidencial Venâncio Mondlane, que classificou a tomada de posse dos seus deputados como traição, e garantiu que a força política está a auscultar a população.
O porta-voz do partido Duclésio Chico, disse à Lusa que “o partido Podemos não se revê no posicionamento, e que Dinis Tivane, é da comissão técnica do processo eleitoral, de ambas as partes, tanto do partido Podemos, assim como do candidato Venâncio Mondlane, no âmbito do acordo que existe entre estas duas partes.
Através de um vídeo colocado na sua rede social Facebook, Dinis Tivane, assessor de Venâncio Mondlane, candidato presidencial que não reconhece os resultados das eleições gerais moçambicanas de 09 de Outubro, afirmou que a tomada de posse dos deputados do partido, apoiante da corrida de Venâncio Mondlane à Presidência, seria uma “traição”, e defendeu a rejeição dos resultados promulgados pelo Conselho Constitucional (CC).
Sustentou o seu posicionamento fazendo referência da luta que o povo moçambicano faz nas ruas.
De acordo com o Conselho Constitucional de Moçambique, a tomada de posse do novo Presidente da República, que sucede a Filipe Nyusi, Daniel Chapo, toma posse oficialmente a 15 de Janeiro.