Connect with us

África

Moçambique: Mondlane rejeita possibilidade de repetição das eleições

Published

on

O candidato presidencial Venâncio Mondlane afirmou esta segunda-feira que o recurso apresentado ao Conselho Constitucional “apresenta fortes fundamentos” da sua “vitória inequívoca”, pelo que rejeita a possibilidade de repetição das eleições gerais de 09 de Outubro.

Dois dos quatro candidatos presidenciais, Lutero Simango, que é também presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e Ossufo Momade, líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), os atuais dois maiores partidos da oposição em Moçambique, já exigiram a anulação do processo eleitoral e a repetição das eleições, alegando fraude e diversas irregularidades.

Sobre o assunto, o professor universitário moçambicano, Arsénio Cuco pensa que, o que está em causa das manifestações vão além das eleições, os jovens moçambicanos estão a aderir as manifestações devido a uma série de frustrações sociais mal resolvidas.

O académico disse não ter dúvidas da vitória da FRELIMO, mas vê a democracia em perigo no parlamento, onde o partido no poder terá 195 assento, transformado Assembleia de um único partido, o que não é bom para o processo democrático, dai aderência das populações nos protestos.

Já, o cientista político, Eurico Gonçalves, reconhece que a campanha eleitoral naquele país do indico foi renhida, e esperava por um resultado apertado, e defende a recontagem dos votos, Eurico, questiona por outro lado o papel dos observadores internacionais.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD