Lusofonia
Moçambique: Juíza Conselheira do Tribunal Supremo nomeada Embaixadora em Angola
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou a momentos (esta quarta-feira (07AGOSTO) a Juíza Conselheira do Tribunal, Osvalda Joana para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República de Angola. A nomeaação da Juíza Osvalda Joana preenche a vacatura aberta com a exoneração de Maria Helena Taipo, antiga Governadora da Província de Sofala, ora a contas com a Justiça Moçambicana, num processo de corrupção cujos factos remontam o período quando exercia o cargo de Ministra do Trabalho.
A data da sua nomeação para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República de Angola, Osvalda Joana desempenhava a função de Juíza Conselheira do Tribunal Supremo.
Refira-se que, a semelhança da sua antecessora, Osvalda Joana também já trabalhou em Sofala, onde desempenhou as funções de Juíza Presidente do Tribunal Judicial Provincial.
No contexto jurídico moçambicano, Osvalda Joana destaca-se, igualmente, pelo seu envolvimento activo na fundação da MULEID (Mulher, Lei e Desenvolvimento), uma organização focada a protecção e promoção dos direitos especiais da mulher.
Felizardo Tchipindje em Moçambique