África
Moçambique: Instituto alerta para vaga de calor. Temperaturas podem chegar aos 41 graus
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) moçambicano alertou, esta terça-feira, para uma “vaga de calor” que prevê afectar até quarta-feira, três províncias do sul do país, incluindo Maputo, com os termómetros a atingirem 41 graus celsius.
O alerta emitido pelo Instituto, válido até à noite desta quarta-feira (27 de Novembro), prevê afectar, principalmente, sete distritos da província de Maputo e as cidades de Matola e Maputo, assim como 14 distritos e a cidade de Xai-Xai, em Gaza, e cinco distritos de Inhambane.
O Instituto Nacional de Meteorologia aponta a continuação de “tempo quente, a muito quente e húmido”, o que provocará uma “vaga de calor”, com temperaturas “que poderão variar de 37 a 41 graus celsius.
“Adicionalmente, espera-se uma mudança do estado do tempo no final do dia 27 de Novembro, caracterizado por ventos com rajadas fortes, chuvas e aguaceiros com trovoadas”, lê-se no aviso do INAM.
Moçambique é considerado um dos países mais afectados pelas alterações climáticas no mundo, com registos cíclicos de cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.