África
Moçambique: “há tentativa de alterar o poder por via ilegal”, diz ministro
O ministro da Defesa de Moçambique, Cristovão Chume, mostrou esta terça-feira, 05, em conferência de imprensa, vídeos de moçambicanos que circulam na internet preparando bombas caseiras, com alegada instrução do seu uso nas manifestações.
Cristovão Chume disse que o que se está a assistir são actos preparatórios para a alteração do poder por vias ilegais e neste contexto, apesar das forças policiais estarem no terreno, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique – FADM também estão em suporte à Polícia, desobstruindo as vias com barricadas e prestando cuidados médicos primários aos feridos da manifestação.
“Este é o escalão actual das FADM mas que se a violência subir de tom, as FADM estão em prontidão para intervir e proteger os interesses do Estado bem como defender a soberania nacional”.
O ministro da Defesa Nacional reiterou o carácter apartidário do exército moçambicano e afasta a possibilidade das tropas ruandesas se envolver no que considera ser assunto interno.
O tutelar da pasta da Defesa deplorou a participação das crianças nas manifestações violentas, seja no linchamento de polícias ou até mesmo presenciando a morte de compatriotas, facto que segundo disse, pode minar o seu crescimento são.