Connect with us

Mundo

Moçambique: EUA preveem disponibilizar mais de USD 20 milhões de apoio a Cabo Delgado

Published

on

Cerca de 22 milhões de dólares é o valor que o Governo norte-americano pretende disponibilizar em novos fundos de apoio para Cabo Delgado, que enfrenta há seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, pela Embaixada dos Estados Unidos em Maputo. Em comunicado sobre a conclusão da visita a Moçambique, de 17 a 21 de Março, da secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado, Anne A. Witkowsky, aquela embaixada refere que o fornecimento destes fundos, anunciada pela governante, depende ainda da aprovação no congresso.

“Os Estados Unidos estão comprometidos em apoiar os parceiros moçambicanos para avançar num esforço integrado para a paz e estabilidade em Cabo Delgado e nas províncias circundantes – enfatizando a protecção civil, o acesso à justiça, o desenvolvimento económico inclusivo e a governação transparente e democrática”, acrescentou Witkowsky.

Recordar que em Abril de 2022, o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou a selecção de Moçambique como “país prioritário” para a estratégia para prevenir conflitos e promover estabilidade em África.

Conflitos na RDC e Moçambique levam SADC a agendar reunião extraordinária em Lusaka

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *