Ligar-se a nós

África

Moçambique: Estado estima perder 31,6 milhões de euros em receitas com isenção de IVA

Publicado

em

O parlamento moçambicano aprovou hoje a proposta para isentar de IVA, até Dezembro, o açúcar, óleos alimentares, sabões e matérias-primas e maquinaria destes sectores, com o Estado a estimar perdas de 31,6 milhões de euros em receitas.

A proposta de lei que altera o código do Valor Acrescentado (IVA) foi aprovado por unanimidade, na especialidade, por todos os partidos parlamentares, com o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) a explicar que votou a favor por considerar que a medida vai aliviar o custo de vida, mas pediu fiscalização do Governo na aplicação.

á a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) justificou o voto a favor da proposta do Governo por ser um partido comprometido com o bem-estar do povo, pedindo, entretanto, a inclusão de mais produtos nas próximas propostas de leis do género.

“Esta decisão é válida e vai contribuir no alívio de vida dos moçambicanos (…). Neste momento estamos com uma taxa do IVA a 16%, mas gostaríamos que fosse mais baixo que isso, mas o que queremos garantir é que este é um nível que podemos suportar como país, olhando para a nossa economia”, disse o deputado Nelson Joaquim.

Também a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) deu voto positivo à proposta de lei, mas pediu igualmente uma nova revisão que deverá incluir isenções nos combustíveis.

A isenção abrange a indústria de açúcar, óleos alimentares e sabões, incluindo a sua comercialização e serviços relacionados com estes bens e serviços até 31 de Dezembro de 2025.

O Governo estima a perda de receitas fiscais de 2.270 milhões de meticais (31,6 milhões de euros), acrescentando que a lei, além de de aliviar o custo de vida, visa também incentivar a indústria nacional, diminuindo os custos com IVA na aquisição e importação dos referidos bens, considerando que esses vão ser utilizados no processo de produção dos bens.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Moçambique: Estado estima perder 31,6 milhões de euros em receitas com isenção de IVA - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD