África
Moçambique: encontro entre PR e candidatos arranca sem Mondlane
O encontro convocado pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, com os quatro candidatos presidenciais às eleições gerais arrancou na tarde desta terça-feira, 26, em Maputo, para discutir o momento pós-eleitoral, mas sem a presença de Venâncio Mondlane.
O encontro, no gabinete do chefe de Estado, na Presidência da República, arrancou apenas com a presença dos candidatos Daniel Chapo, apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), Ossufo Momade, apoiado pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), e Lutero Simango, apoiado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
O encontro decorreu durante alguns minutos e foi anunciado que seria agendada uma segunda reunião, num formato a anunciar, após a insistência de Ossufo Momade e Lutero Simango para a presença de Venâncio Mondlane.
Estes dois candidatos insistiram sobre a importância do encontro ser realizado com a presença de Mondlane, por ser o percursor das manifestações e protestos que se vive naquele país do indico.
O Presidente Filipe Nyusi referiu que o próximo encontro poderá acontecer num figurino de audiências separadas com os candidatos, e que estes esforços visam pôr termo as manifestações que caracterizou como violentas que se têm registado no país.
“Quero dizer ao candidato da Renamo que o candidato Venâncio Mondlane não foi expulso do país, e gostaríamos de saber onde está, para ver se reunamos, onde ele estiver. Mas fica aqui o nosso compromisso de no próximo encontro termos todos os candidatos”, assegurou.