Connect with us

Mundo

Moçambique: empregabilidade entre as linhas de força do candidato da FRELIMO

Published

on

O candidato presidencial da FRELIMO, partido no poder em Moçambique, Daniel Chapo, no seu quarto dia de campanha eleitoral na província de Sofala, centro do país, escalou esta terça-feira, 27, o distrito de Caia, local onde apresentou duas soluções pragmáticas para a problemática de habitação para jovens.

De acordo com Chapo, quando ascender ao poder o seu governo vai implementar, de forma consistente, em todas as vilas municipais, sedes distritais e centros urbanos, duas iniciativas estruturantes com vista a resolver, em definitivo, as preocupações ligadas à habitação apresentadas principalmente por jovens.

Segundo o candidato, a primeira solução está ligada à habitação social, onde o seu governo chamará a si a responsabilidade de mobilizar recursos para a construção de casas a serem vendidas a preço bonificado e de forma faseada para jovens que têm emprego ou iniciativa geradora de renda.

“Vamos construir habitações sociais e os jovens que já têm algum emprego e ganham salário poderão adquirir as casas pagando pouco-a-pouco. Sabemos que há jovens que trabalham em projectos e tem iniciativas e podem pagar essas casas”, afirmou.

A segunda iniciativa, segundo Chapo, visa a entrega de terra infra-estruturada em zonas de expansão e com serviços sociais básicos instalados, cabendo aos jovens apenas instalar a sua residência através de construção faseada ou imediata, em função das possibilidades de cada um.

Garantiu que a solução já prevê a componente de água canalizada, energia eléctrica, estradas e terrenos parcelados, para que os jovens não tenham de iniciar a vida numa zona sem mínimas condições.

“Vamos parcelar os terrenos e entregar aos nossos jovens. Os terrenos já terão água, luz, e estradas construídas. Os jovens só precisarão comprar pouco-a-pouco o material e construir sua habitação. Pensamos que essa solução vai ser uma mais-valia para os nossos jovens, não só aqui em Caia como em todo o país”, disse.

Tal como fez em outros pontos que escalou, o candidato da Frelimo abordou a questão do desemprego no seio da juventude, apontando a mecanização agrícola como solução para a criação massiva de postos de trabalho de que os jovens tanto almejam.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *