Connect with us

SADC

Moçambique e África do Sul mantêm aberta fronteira 24 horas para dinamizar trocas comerciais

Published

on

A África do Sul e Moçambique decidiram manter aberta 24 horas por dia a principal fronteira, para melhor dinamizar as trocas comerciais daqueles dois países membro da região austral do continente berço.

A fronteira de Ressano Garcia, a mais movimentada de Moçambique e que faz ligação com a África do Sul, passa a estar aberta 24 horas por dia “de forma definitiva”, disse hoje à agência Lusa uma fonte oficial.

Trata-se do posto fronteiriço de Ressano Garcia (Moçambique) com Lebombo (África do Sul) que deixa assim de funcionar apenas18 horas por dia, quando era encerrado entre as 00h e as 6h.

“Afronteira passa a estar de forma definitiva aberta 24 horas por dia”, disse Juca Bata, porta-voz do Serviço Nacional de Migração (Senami) na província de Maputo, sul de Moçambique.




Segundo o porta-voz, a medida visa “dinamizar as relações comerciais” entre Moçambique e África do Sul, além de flexibilizar o fluxo migratório e o movimento de mercadorias.

De acordo com o responsável, mais de um milhão de pessoas atravessaram o posto fronteiriço de Ressano Garcia em 2021, prevendo-se um aumento de travessias este ano devido ao alívio das restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Juca Bata avançou também que se espera que atravessem 45.215 pessoas durante o período da Páscoa, um aumento em relação às 41.401 travessias registadas na mesma época do ano anterior.

Lembrar que a decisão de manter aquela fronteira aberta 24 horas por dia já havia sido anunciada em 2018, pela cônsul-geral moçambicana na Africa do Sul, Ester Tondo, à margem de uma reunião de representações moçambicanas na África do Sul, em Junho daquele ano.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas

© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD