Mundo
Moçambique: disputa entre Daniel Tchapo e Venâncio Mondlane marca arranque da campanha eleitoral
Arrancou este sábado a campanha eleitoral para as eleições gerais de 09 de Outubro, em Moçambique, com quatro candidatos à Presidência da República e 37 forças políticas concorrentes nas legislativas e provinciais.
Daniel Chapo, candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder) à Presidência da República, deu início na cidade da Beira, província de Sofala, enquanto a campanha do candidato apoiado pela RENAMO, principal partido da oposição, Ossufo Momade, arrancou na cidade de Quelimane, província da Zambézia, embora este se encontre fora do país, avançaram à Lusa fontes daquelas forças políticas.
Falando esta manhã à Rádio Correio da Kianda o comentador moçambicano Alexandre Chivale, disse que a campanha eleitoral começou de melhor maneira, mas, a batalha vai centralizar-se entre Daniel Tchapo e Venâncio Mondlane, por alegada fraca aparição de outros concorrentes.
O também jurista, fundamenta as suas afirmações nas actividades realizadas no período da pré-campanha. Chivale disse que os partidos já receberam o financiamento para desenvolver suas actividades politicas.
Moçambique realiza em 09 de Outubro as eleições gerais, num escrutínio que inclui eleições presidenciais, legislativas, das assembleias provinciais e de governadores de província.
Um total de 37 forças políticas concorrem nas legislativas e provinciais.