Ligar-se a nós

África

Moçambique: deputados da RENAMO e MDM não vão tomar posse

Publicado

em

Em Moçambique, os partidos políticos da oposição RENAMO e MDM realizaram conferência de imprensa neste domingo, 12, em Maputo, para anunciar que os deputados daquelas formações políticas, eleitos nas eleições de 9 de Outubro de 2024, não tomarão posse, amanhã, na Assembleia da República.

A informação foi avançada à Rádio Correio da Kianda pelo jornalista moçambicano, Romeu Carlos, que acompanhou o anúncio.

O jurista Rui Verde disse que a não tomada de posse não é relevante jurídica e politicamente, mas poderá fragilizar a RENAMO e MDM.

O académico defendeu que a decisão destes pequenos partidos é pretender colocar na parede o PODEMOS.

Verde afirmou também que a lei prevê dos substitutos tomarem posse quando os incumbentes não o fazem, pelo que, não vai afectar o funcionamento da Assembleia da República.

O analista considera um jogo perigoso do MDM e da RENAMO não tomar posse, porque dá margem de manobra para quem fica no parlamento, com o perigo do desaparecimento dessas formações políticas, tendo como exemplo o caso da Venezuela.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD