Connect with us

Mundo

Moçambique: Conselho Constitucional anuncia hoje resultados eleitorais finais

Published

on

O Conselho Constitucional de Moçambique proclama, na tarde desta segunda-feira, os resultados finais das eleições gerais de 09 de Outubro, após quase três meses de contestações que causaram 130 mortes desde o seu início.

A proclamação do resultado das eleições, incluindo as sétimas presidenciais e legislativas e as quartas provinciais, será feita pela presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.

Recorde que, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, em 24 de outubro, a vitória da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), nas três eleições, incluindo do seu candidato presidencial Daniel Chapo (70,67%), resultados que necessitam de validação e proclamação pelo CC, que não é passível de recurso.

Após o anúncio, seguiram-se consecutivas manifestações e paralisações em todo o território moçambicano, que degeneram em confrontos violentos com a polícia, com registo de pelo menos 130 mortos, convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados anunciados pela CNE e que exige a “reposição da verdade eleitoral” pelo CC, nomeadamente através de um recurso que interpôs ainda em outubro.

Pelo menos 130 pessoas morreram e 385 outras foram baleadas nas manifestações pós-eleitorais neste país africano, desde 21 de outubro, segundo o balanço feito pela Plataforma Eleitoral Decide, que monitoriza os processos eleitorais em Moçambique.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD