África
Moçambique: ataque terrorista faz um morto e sete raptos
Um novo ataque atribuído a um “grupo terrorista” no distrito de Mocímboa da Praia, na província moçambicana de Cabo Delgado, causou uma morte e pelo menos sete crianças raptadas, de acordo com as fontes locais.
O ataque ocorreu nesta quinta-feira, na aldeia de Mumu, a mais de 30 quilómetros da sede distrital, após o suposto grupo de terroristas atacar a comunidade.
“Estavam num grupo maior, começaram a disparar e mataram um nosso irmão e levaram outras pessoas, na sua maioria crianças”, disse uma fonte local.
Após o ataque, a comunidade de Mumu informou a Força Local que começou a patrulhar a zona para tentar conter as investidas dos rebeldes.
“A Força Local está connosco, vamos ver se algo melhora”, disse outra fonte.
Alguns camponeses também dizem estar com receio, visto que o grupo de alegados terroristas continua nas matas.
“Se isso continuar, corremos o risco de deixar as nossas machambas [campos agrícolas]”, disse outra fonte.
Desde Outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.
As Forças de Segurança do Ruanda (RSF, na sigla em inglês) vão enviar um novo contingente para apoiar o combate aos grupos terroristas em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, segundo as autoridades ruandesas.