Ligar-se a nós

Politica

Mobilidade no espaço lusófono é analisada hoje em Luanda

Publicado

em

Mobilidade no espaço lusófono é analisada hoje em Luanda

Os presidentes dos parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem, de 08 a 10 de Julho, em Luanda, para, entre outros assuntos, analisarem o projecto sobre a mobilidade no espaço lusófono.

Sob o lema “Mobilidade: Factor de aproximação dos povos da CPLP”, o evento irá debater, entre outros assuntos, a promoção de mecanismos de facilitação da mobilidade dos cidadãos lusófonos dentro da

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No entanto, a institucionalização do secretariado permanente da CPLP em Angola e, consequentemente, a alteração do Estatuto da organização e os mecanismos de financiamentos do seu funcionamento, são outras das prioridades do evento.

Do vasto programa previsto para esta IX Assembleia Parlamentar da CPLP, as delegações irão discutir igualmente a instância de concertação de jovens parlamentares da Comunidade.

A par da IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), será igualmente realizado o encontro da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG–PLP). Pedro Agostinho de Neri, Secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola é o actual Presidente da Associação.

Constituída por nove Estados-membros, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor Leste, a  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.

Angola já assumiu, em Novembro de 2014, a presidência da Assembleia Parlamentar dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Na ocasião, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, substituía o então Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste, Vicente da Silva Guterres, aquando do encerramento da IV AP-CPLP.

Mobilidade no espaço lusófono é analisada hoje em Luanda

Correio kiandaPolitica

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Andre FILHO

    09/07/2019 em 8:12 am

    Esta CPLP é um fórum Político e não Economico-Social. Desde a Sua Formação não existe sincronia e livre circulação dos seus Povos. Notamos mais Portugueses com vistos facilitados enquanto que o resto dos outros Povos tem imensas dificuldades na obtenção de vistos. Ex: Em Angolana tem cerca de 130 mil Portugueses, enquanto cerca de 20 mil Angolanos em Portugal. É um de si quilo brio tão grande que devia merecer uma atenção especial da parte dos Políticos. A supressão de vistos seria a via mais aconselhada para a mobilidade dos Povos e a livre circulação de pessoas. Espero que este fórum não passe de um encontro entre Políticos para mais um banquete molhado com vinhos Portugueses como é hábito. Dentre a CPLP apenas Cabo-Verde considero um País Sério porque de resto não passam de fanfarroes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD