Connect with us

Lifestyle

Misturar, combinar e adaptar: eis a beleza personalizada

Published

on

Ter uma cor de base feita à medida, um perfume para cada estado de espírito ou um creme feito numa máquina no momento. A tendência dos produtos de beleza personalizados está a crescer a todo o vapor.

A personalização da beleza está na ordem do dia e as marcas estão a apostar cada vez mais em soluções que se adaptem melhor a cada consumidor

Há uns anos — muitos anos — Oprah Winfrey disse no seu programa de televisão algo que, na altura, me fez deixar de viver obcecada com os tamanhos das calças. Porque razão haveremos de nos vestir conforme um padrão standard de sete ou oito tamanhos como se todos os corpos do mundo coubessem nestes tamanhos pré-definidos que alguém algures no planeta da moda criou? Dizia ela à sua audiência de mulheres que acenava com todo o vigor – e eu em casa a fazer o mesmo – que a lógica seria comprar o tamanho onde nos sentíssemos mais confortáveis e mandar então adaptar ao nosso próprio corpo. Isto porque, para a mulher comum, comprar umas calças de ganga, por exemplo, é um desafio quase de tetris de encaixar aqui e ali ou apertar na cintura para que no rabo fique bem.

Onde é que quero chegar com isto? Já tardava que a beleza também começasse a pensar como a “queen O“. Porque razão temos de usar fórmulas pré-estabelecidas como se todas as peles fossem iguais? Ou tratamentos capilares como se todos os cabelos sofressem dos mesmos males?

Talvez tudo tenha começado com a tendência do multimasking (misturar várias máscaras nas zonas certas exatamente para se conseguir um tratamento de pele personalizado) mas a verdade é que, hoje, a personalização da beleza está na ordem do dia e as marcas estão a apostar cada vez mais em soluções quase one to one ou, pelo menos, que permitam criar combinações que se adaptem melhor a cada consumidor. Mostramos algumas que já pode experimentar.

O multimasking no cabelo

Foi a pensar no fenómeno do multimasking que a gigante da beleza capilar natural Davines criou o “The Circle Chronicles” — um tratamento personalizado para os cabelos que combina diferentes máscaras nas três principais áreas do cabelo: o couro cabeludo, o comprimento e as pontas. Exatamente porque também o nosso cabelo tem vida própria… Provavelmente está familiarizada com o fenómeno de ter a raiz oleosa mas as pontas secas, certo?

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas