Sociedade
Miss Angola 2019 será realizada fora de Luanda
O Comité Miss Angola, pondera realizar este ano, o maior concurso de beleza fora de Luanda, um exercício que deverá repetir-se, doze anos depois de ter passado pelas províncias de Benguela e Cabinda.
Apesar de não haver ainda uma província pré seleccionada, os estudos já realizados, revelam que as províncias da Huíla e Huambo, são as melhores preparadas em termos de infra-estruturas para receber o evento.
Fontes próximas a organização, asseguram que até finais de Março, será conhecida a província que deverá receber a eleição da mulher mais linda de Angola.
A realização da Gala de Eleição da Miss Angola 2019, fora da capital do país, justifica-se pela diversidade cultural e potencialidades turísticas que o interior dispõe e que precisam de notoriedade a fim de atrair turistas.
O Miss Angola, é concurso de beleza feminino, realizado anualmente desde 1998. O concurso recebe candidatas das dezoito províncias do país e algumas da diáspora.
Oficial estabelece as participantes para a Miss Universo e também indica a representante no Miss Mundo do mesmo ano.
A primeira vencedora do concurso foi Emília Guardado, candidata da província de Benguela. Actualmente a coroa é ocupada por Ana Liliana Avião, da província de Luanda.
A primeira e única angolana que ostentou a coroa de Miss Universo, foi Leila Lopes, em 2011.
Em termos estatísticos, as províncias com maior número de vencedoras são Luanda, com cinco e Benguela e Cabinda com quatro respectivamente