Connect with us

Politica

Mirex lamenta morte do embaixador Mário Feliz

Published

on

O Ministério das Relações Exteriores (Mirex) manifestou consternação pela morte do embaixador angolano Mário Feliz, ocorrida nesta segunda-feira, 24, em Luanda, aos de 70 anos de idade, vítima de doença.

Segundo uma nota de condolências, chegada à Angop, o Mirex considera prematura a morte de Mário Feliz, que até há pouco tempo exercia as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República da Cote d’Ivoire.

Mário Feliz foi ainda cônsul-geral de Angola em Ponta Negra, tendo antes sido consultor do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

O malogrado embaixador Mário Feliz, que nasceu aos 09 de Agosto de 1950, no município de Mbanza Congo, província do Zaire, deixa cinco filhos.

O embaixador tinha o grau de mestre em relações internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais de Yaoundé, República dos Camarões, e em Psicopedagogia, pelo Instituto Superior das Ciências da Educação de Brazzaville, na República do Congo, onde concluiu a sua Licenciatura.

Por volta de 1976 ingressou no Mirex, na secção dos Países Socialistas do Departamento dos Assuntos Políticos.

Biografia

Na sua carreira diplomática, exerceu as funções de segundo secretário na Embaixada da República de Angola na República Unida da Tanzânia, em 1984, e a partir de 1992, foi chefe do Departamento da Organização de Unidade Africana (OUA), na Direcção África e Médio Oriente do Mirex.

Em 1995, Mário Feliz foi conselheiro na Embaixada de Angola na República Federal da Alemanha, tendo cinco anos depois sido promovido à categoria de Ministro Conselheiro. Em 2002 foi nomeado director da Direcção Ásia e Oceania.

Mário Feliz foi promovido à categoria de Embaixador de Carreira em 2004 e nomeado director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais (DAMOOR), em 2007.

Em 2008 foi nomeado director-geral do Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Angolanas no Exterior e em 2011 foi empossado ao cargo de director-geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

Por Angop