Connect with us

Angola

MINTTICS lança projecto de combate à seca no Sul. Iniciativa conta com suporte financeiro da NASA

Published

on

No âmbito das acções, projectos e programas levados a cabo pelo Executivo angolano para mitigar o impacto da ocorrência de situações de seca no país, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), num evento a ser orientado pelo ministro Mário Oliveira, lança esta quinta-feira, 26, a partir das 8h30, no Hotel Epic Sana, o projecto “Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola”.

O projecto Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola, que resulta de uma parceria entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), visa fornecer sistemática e regularmente dados ao Governo angolano sobre o estado dos recursos hídricos, bem como a localização dos assentamentos populacionais mais vulneráveis aos efeitos da seca no Sul de Angola.

A ser executado por um período de três anos, o projecto, conta com o suporte financeiro da NASA – Agência Espacial Norte-americana no valor de USD 550 mil (quinhentos e cinquenta mil dólares americanos), numa iniciativa da directora do Space Enabled Research Group, MIT Media Lab, Dra. Danielle Wood, que também estará presente no evento de apresentação do projecto em Luanda.

Principal investigadora do projecto pelos Estados Unidos da América, a Drª Danielle Wood actua também como professora no Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos da América, lidera o grupo de pesquisa que utiliza satélites para resolver problemas complexos na terra projectando sistemas inovadores que aproveitam a tecnologia espacial. Antes de actuar como docente no MIT, a professora Wood ocupou vários cargos na sede da NASA. A professora Wood obteve o seu doutoramento em engenharia aeronáutica e aeroespacial no MIT.