Desporto
MINJUD decide a favor do candidato Norberto de Castro
O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) decidiu a favor do candidato Norberto de Castro, cuja lista concorrente às eleições na Federação Angolana de Futebol (FAF), foi considerada inelegível pela Comissão Nacional Eleitoral.
Segundo uma nota chegada nesta quarta-feira à Angop, em Luanda, o órgão reitor do desporto nacional explica não ter sido verificada qualquer situação que obsta a participação do candidato, tendo como base os fundamentos elencados pela Comissão Eleitoral.
O documento, assinado pelo Director Nacional para a Política Desportiva, Nicolau Daniel, revoga, assim, a deliberação daquele órgão eleitoral em relação ao assunto, face à reclamação da lista visada.
Contactado pela Angop, o mandatário da lista, Adão Simão, explicou que a reacção do MINJUD é uma resposta à comunicação que recebeu dando conta de anomalias no processo eleitoral.
Citou, como exemplo, a presença de elementos acusados e condenados na lista do presidente cessante, Artur de Almeida e Silva, situação contra os princípios éticos da FIFA.
Este facto, conforme o antigo vice-presidente do Conselho Técnico Desportivo da federação, foi igualmente reportado ao órgão reitor da modalidade no mundo e, na sequência, a FAF foi intimada a prestar esclarecimentos até sexta-feira (30).
Concorrem para o cadeirão máximo da FAF, para o pleito de dia 14 de Novembro, Fernando da Trindade Jordão (lista A), o cessante Artur de Almeida e Silva (B), António Gomes “Tony Estraga” (C) e José Alberto Macaia (D).
Actualmente decorre o período de campanha, com os concorrentes a desdobrarem-se por várias províncias do país.
Por Angop