Connect with us

Politica

Ministros da CPLP reunidos em Luanda

Published

on

A capital de Luanda acolheu desde o princípio da manhã desta segunda-feira, 27 de Março, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Estiveram presentes neste evento anual, o ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Téte António, na qualidade de presidente do Conselho de Ministros da CPLP, Rui Alberto de Figueiredo Soares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, Alberto Neto Pereira, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, e Adaljiza Magno, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor Leste, além do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa.

Outros países membros desta comunidade estiveram representados a nível de vice-ministros, secretários de Estado e chefes de missões diplomáticas acreditados em Angola.

A XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP avaliou o papel dos mares e oceanos na projecção internacional da comunidade, bem como a revisão do regulamento interno do pessoal do Secretariado Executivo.

O dia de hoje também foi reservado para a partilha de informações entre os Estados -Membros e discussão do projecto sobre a criação da direcção económica e empresarial do Secretariado Executivo da organização.

Durante a sessão de abertura, o ministro Téte António mencionou que existem reformas estruturais em que o diálogo entre os Estados-Membros é fundamental para que elas possam ser levadas a cabo.

De acordo com o chefe da diplomacia angolana, a agenda da presidência angolana elegeu a cooperação económica como prioridade de acção e com vista a adequar o Estatuto da CPLP a este novo paradigma foi proposta a sua revisão.